O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o maior herdeiro dos votos dos presidenciáveis que não passaram pelo primeiro turno, é o que diz a pesquisa Ipespe divulgada nesta terça-feira (11). O petista tem a maioria dos eleitores de Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e também em índice que soma todos os demais candidatos.
Lula tem a maior vantagem entre os eleitores de Simone Tebet, a terceira colocada no primeiro turno, com 55% dos votos da emedebista. Arrendondando a votação de Tebet para 5% do eleitorado, o apoio captado a Lula pela pesquisa representaria aproximadamente 2,7% do eleitorado. O presidente Jair Bolsonaro (PL) obteria apenas 16% dos eleitores de Tebet.
Já entre os eleitores ciristas, Lula obteria 44% das intenções de votos e Bolsonaro 36%. Levando em consideração que Ciro teve cerca de 3% dos votos totais, Lula teria um incremento de 1,3% de votos e Bolsonaro de 1,1%.
Também no índice que reúne os demais candidatos, Lula também lidera com 40% das intenções de votos contra 33% de Bolsonaro. Tais porcentagens equivalem a 0,4% do total do eleitorado para Lula e 0,33% para Bolsonaro, uma vez que o total dos votos nos demais candidatos somou cerca de 1%.
Para além da migração de votos, a pesquisa apontou uma vitória lulista no próximo dia 30 de outubro com 54% dos votos válidos contra 46% de Bolsonaro. Em votos totais, o petista obteve 50% contra 43% do atual presidente. A pesquisa Ipespe ouviu 1100 eleitores por chamada telefônica entre os últimos dias 8 e 10 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Com informações da Revista Fórum.