• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Política

#Brasil: Alexandre de Moraes veta investigações do Cade e do MJ sobre institutos de pesquisas

Segundo Moraes, as tentativas de abertura de inquéritos buscam “satisfazer a vontade eleitoral” do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Estagiário 1 por Estagiário 1
17 outubro 2022 - 12h52
no Cidades, Curiosidades, Editorial, Menu Principal, Top
0
#Brasil: Alexandre de Moraes é eleito presidente do TSE e assume comando do tribunal em agosto

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes | FOTO: Carlos Moura/SCO/STF |

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, vetou investigações dos institutos de pesquisa de opinião, por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do Ministério da Justiça (MJ), por meio da Polícia Federal (PF). O despacho foi realizado na quinta-feira (13).

Segundo Moraes, as tentativas de abertura de inquéritos buscam “satisfazer a vontade eleitoral” do presidente Jair Bolsonaro (PL) e, conforme o ministro, a fiscalização destas entidades é de competência da Justiça Eleitoral.

“Ambas as determinações – MJ e CADE – são baseadas, unicamente, em presunções relacionadas à desconformidade dos resultados das urnas com o desempenho de candidatos retratados nas pesquisas, sem que exista menção a indicativos mínimos de formação do vínculo subjetivo entre os institutos apontados ou mesmo práticas de procedimentos ilícitos”, afirma o presidente do TSE.

Moraes ainda determinou o envio da decisão à Corregedoria-Geral Eleitoral e a Procuradoria-Geral Eleitoral, para apuração de eventual prática de abuso de poder político.

O Cade e a PF instauraram inquéritos contra institutos de pesquisas eleitorais, na quinta-feira (13), por supostos erros nas sondagens feitas no primeiro turno. Para o governo, há indícios de crimes pelos institutos por conta das diferenças entre as pesquisas de intenções de voto e os resultados das urnas. Jornal da Chapada com informações de CNN Brasil.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Bahia: Paciente internada com cisto no abdômen aguarda regulação para conseguir realizar cirurgia de urgência em Feira de Santana

Próximo Post

#Eleições2022: Lula leva à TV apoio do goleiro Bruno e de Guilherme de Pádua a Bolsonaro

Próximo Post
#Eleições2022: Lula leva à TV apoio do goleiro Bruno e de Guilherme de Pádua a Bolsonaro

#Eleições2022: Lula leva à TV apoio do goleiro Bruno e de Guilherme de Pádua a Bolsonaro

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.