Dentre os diversos assuntos que movimentaram o debate dos presidenciáveis na Band, na noite de domingo (16), o toque de Bolsonaro (PL) no ombro de Lula (PT) dominou as redes sociais. Alguns internautas renderam memes do momento, enquanto outros realizaram análises corporais.
Após a aproximação, os candidatos ficaram em silêncio, tornando o clima “constrangedor”. Na ocasião, eles discutiam sobre o escândalo do ‘Petrolão’, como era chamado o esquema de desvio de verbas da Petrobras. Juntos, na frente da câmara, Bolsonaro tocou o concorrente no ombro, ao dizer: “Fica aqui, Lula”. O petista tirou a mão do atual presidente e continuou o discurso.
maluco realiza o sonho de tocar no seu ídolo pic.twitter.com/pn9uAFrwSr
— fiel beppu (@Beppu_Fiel) October 17, 2022
Nas redes sociais, alguns seguidores brincaram com o momento. Um destes comentários aconselha o petista a “tomar um banho de sal grosso caprichado”, após o toque. “Tentando pegar um pouco de inteligência e carisma, mas não conseguiu”, disse outro.
O momento ainda rendeu ironia, simulando um gesto de “amizade” escondida entre os candidatos. Já outros seguidores pontuaram que o ato de Bolsonaro foi uma estratégia, em que em uma linguagem não verbal, o ato surtiria efeito de superioridade. Jornal da Chapada com informações de Estado de Minas.
“Gestos de superioridade”: na comunicação não verbal, colocar as mãos no ombro do outro transmite ar de superioridade.
Se foi intencional, eu não sei. Mas, convenhamos, surtiu o efeito esperado. pic.twitter.com/AEWkQPv3ko— Fellipe Bambam (@fellipebambam) October 17, 2022