Ao mudar para uma casa nova ou após ter um chuveiro queimado, você deve saber como instalar um chuveiro elétrico em caso de emergência. Afinal, o chuveiro é uma das coisas essenciais no nosso cotidiano. Então, preparamos um passo a passo para te ajudar a instalar o chuveiro elétrico.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Para instalar o chuveiro elétrico você vai precisar de: chave de fenda, chave Philips, chave para teste, escada, veda-rosca, fita isolante, alicate e furadeira (caso seja necessário)
Primeiro passo
Primeiramente, você deve desligar a energia e fechar o registro de água para evitar acidentes ao instalar o chuveiro.
Segundo passo
Você deve abrir o registro de água para que os resíduos de água ou de sujeira sejam eliminados. Quando a água parar de cair, feche o registro.
Terceiro passo
Utilize a chave de teste para verificar que a energia está realmente desligada. Isso é de extrema importância para garantir sua segurança. Caso você instale o chuveiro com a eletricidade ligada, você poderá sofrer um choque letal.
Quarto passo
Pegue a chave de teste para verificar se o disjuntor e a bitola do fio de eletricidade do chuveiro estão funcionando como deveriam.
Quinto passo
Verifique se o fio terra está conectado corretamente a um sistema de aterramento.
Sexto passo
Utilize um redutor de pressão. O redutor de pressão é importante para evitar que a pressão da água danifique o chuveiro.
Sétimo passo
Após verificar a bitola do fio de alimentação, o disjuntor e o aterramento do fio terra, você pode usar um conector de porcelana. Coloque o cabo do chuveiro no primeiro parafuso, o fio de aterramento no parafuso central e o outro fio do chuveiro no terceiro parafuso.
Geralmente, o cabo verde é para identificar o sistema de aterramento e os fios vermelhos para identificar os cabos de alimentação. Você também pode fazer a conexão dos fios utilizando fita isolante, todavia, é importante ter bastante cuidado e atenção.
Oitavo passo
Agora, você pode colocar os acessórios do seu chuveiro e fazer o teste de instalação. Para verificar se está tudo certo, ligue o disjuntor. Em seguida, abra o registro do chuveiro em temperatura “fria”. Depois, desligue o chuveiro e mude a temperatura para quente. E então, faça o teste para ver se o chuveiro elétrico está funcionando.
Após seguir todos esses passos, tenho certeza de que você poderá tomar um banho quente e relaxante. Todavia, para ter certeza de que todas as suas dúvidas serão sanadas, respondamos às principais dúvidas a respeito da instalação do chuveiro elétrico.
Qual cabo para chuveiro devo usar?
Geralmente, na própria embalagem do chuveiro já vem indicado qual o cabo ideal para a instalação de acordo com sua potência e tensão. Para cada corrente existe um fio compatível.
Qual conector usar?
Os conectores mais recomendados são o wago ou os conectores de porcelana. Prefira sempre utilizar conectores ao fazer emendas, pois a emenda pode causar grande concentração de calor, danificando o chuveiro.
Qual a importância do disjuntor?
O disjuntor é importante para proteger a instalação elétrica de curto-circuito ou sobrecargas de corrente, desarmando e interrompendo o circuito. Por isso, avalie a compatibilidade e a curvatura entre a corrente do disjuntor e o chuveiro.
Para saber o valor do disjuntor, basta verificar qual o valor da corrente máxima do chuveiro. Essa informação é encontrada no manual de instruções ou na embalagem.
Como evitar que o chuveiro queime?
Abra o registro inteiramente, não abra pouco para que a temperatura fique mais alta. Isso faz com que a resistência fique totalmente imersa na água e não queime. Além disso, não reaproveitar resistência é importante, isso porque ao consertar a resistência queimada você pode queimar o chuveiro e causar curtos circuitos. Por isso, se sua resistência queimou, você deve comprar outra.
Nesse ínterim, você deve procurar tomar banhos rápidos. Principalmente se forem banhos quentes. Isso evita que o chuveiro se sobrecarregue e queime. Além disso, você também estará economizando energia e água. A pressão d’água também é extremamente importante, isso porque quando a pressão da água é muito alta, o aquecimento do chuveiro é dificultado.
Por último, escolha um chuveiro elétrico de qualidade! Observe todas características do chuveiro, desde voltagem até níveis de temperatura. Isso garantirá que você terá um bom chuveiro por um bom tempo. Opte por uma marca de chuveiro bastante usada e conhecida no mercado. Além disso, compre sempre em lojas de confiança. Pesquise os valores dos chuveiros para que você tenha um ótimo custo benefício. A Black Friday é uma ótima pedida para garantir um chuveiro bom e barato.
Esperamos que nosso passo a passo e dicas tenham te ajudado a instalar seu chuveiro eficientemente e segura. Ademais, esperamos que todas as suas principais dúvidas tenham sido sanadas e que você saiba como escolher um chuveiro de qualidade e durabilidade.
Dica: como instalar um micro-ondas de embutir.