O “tanto faz” de ACM Neto (UB) em relação à disputa presidencial e apoio de Jair Bolsonaro (PL) não está sendo coerente com os números. Cerca de 99,9% das pessoas que votaram no atual presidente na Bahia no primeiro turno declaram agora que irão votar no ex-prefeito de Salvador neste segundo turno, que acontece domingo (30), após o candidato bolsonarista João Roma (PL) ter saído da disputa, de acordo com nova pesquisa AtlasIntel, contratada pelo grupo A Tarde e divulgada na madrugada desta quarta-feira (26).
Enquanto esteve na Bahia, Bolsonaro deixou ainda mais explícito o seu apoio por ACM Neto e defendeu a sua eleição para derrotar o PT. Em contrapartida, o ex-prefeito da capital baiana viajou para um município distante de Guanambi, onde esteve o presidente, para se desvincular da ideia de uma aliança (Confira aqui).
Entre os eleitores de Lula (PT), 78% irão votar em Jerônimo Rodrigues (PT). Já outros 22% dos lulistas dizem votar em ACM Neto. “Por mais que ACM Neto acabe herdando alguns eleitores do Lula, não é o suficiente. Ele herda tudo do Bolsonaro, ele herda alguma coisa do Lula, mas é difícil num contexto em que ele recebe todos os eleitores do Bolsonaro ele convencer mais eleitores do Lula a aderirem à campanha dele”, avalia Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, ao site A Tarde.
No total, 2 mil pessoas foram entrevistadas. A pesquisa aconteceu entre os dias 21 e 25 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo está registrado no TSE sob número BR-05141/2022 / BA-03085/2022. Jornal da Chapada com informações de A Tarde.