Transmitido na TV Bahia, representante regional da Rede Globo, o Bahia Rural exibiu no último domingo (6) uma reportagem sobre a vitória do café especial produzido no município chapadeiro de Piatã no Cup of Excellence 2022 – principal competição que avalia os melhores cafés do mundo.
O café especial produzido por Antonio Rigno de Oliveira Filho, na Fazenda Tijuco, em Piatã, venceu com a nota 91,41 pontos, em uma escala de zero a 100. No Brasil, o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
Com o título de melhor café especial do Brasil na safra 2022, a família Rigno de Oliveira se sagra tetracampeã da competição. Em 2015, o patriarca Antonio Rigno de Oliveira venceu o certame e, em 2014 e 2009, o título foi conquistado pelo produto cultivado pelo genro Candido Vladimir Ladeia Rosa.
A segunda colocação, nesta edição, ficou com o café produzido por Maridalton Silva Santana, no Sítio Bonilha, também em Piatã, que obteve 90,59 pontos. Na sequência, vêm os frutos cultivados por Afonso Maria Vinhal, na Fazenda Recanto, em Serra do Salitre, na Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro (90,53 pontos).
Jornal da Chapada