Realizada no último domingo (13), a maratona Ultrarail Chapada Diamantina envolveu as trilhas de Mucugê e teve com um dos vencedores um atleta local na modalidade dos 80km, o mucugeense Roque Novaes. O maratonista já é tricampeão da Ultra 100k, realizada de Mundo Novo a Morro do Chapéu, também na região chapadeira.
Roque contraiu covid-19 três vezes, e perdeu a edição anterior da maratona na qual era favorito nos 50km, depois de passar mal devido às sequelas da doença. Parou os treinos e quase não participou de outras competições em 2022, mas retornou forte no segundo semestre.
O evento teve 21 estados participantes, com a presença de 868 atletas, sendo 69 nos 80km. A largada foi às 7h da manhã e Roque concluiu a prova às 16h01, totalizando 9 horas de prova. O último colocado chegou às 22h42.
Atualmente, Roque mora em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e faz parte da equipe ‘TEAM Andrade’. Ele já venceu nesse evento os percursos de 5km e 50km em edições anteriores.
A torcida por ele na cidade é grande e o atleta foi ovacionado em sua chegada. Roque vence a disputa contra o campeão baiano de Trail Run, Isaac Ferraz, que já soma diversas derrotas para o mucugeense, chegando à frente somente na edição anterior mencionada, a qual o campeão passou mal.
No dia seguinte (14), Roque ainda ficou em terceiro lugar no Uphill Cruzeirão, montanha de mais de 600 metros de altimetria que contempla o atleta que subir em menor tempo e foi vencida por Pedrinho do Vale do Capão. Jornal da Chapada com informações de assessoria.