• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Educação

#Brasil: Com visão de juventude periférica, coletivo teatral ‘Fale sobre mim’ faz filme sobre bicentenário da república

Projeto Meu Corre é desenvolvido por jovens atores da zona oeste do Rio de Janeiro.

Estagiário 1 por Estagiário 1
21 novembro 2022 - 13h23
no Cidades, Curiosidades, Educação, Menu Principal, Top
0
#Brasil: Com visão de juventude periférica, coletivo teatral ‘Fale sobre mim’ faz filme sobre bicentenário da república

O filme investiga as diversas camadas da palavra “Independência” através do olhar da juventude | FOTO: Divulgação |

Fundado em 2018, o coletivo teatral ‘Fale sobre mim’, dirigido por Luiza Rangel, reúne em cena cinco jovens atores que pesquisam o uso das narrativas de si como construção imagética e textual. Atualmente, o grupo produz o filme Meu Corre, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2, que trata do bicentenário da independência do Brasil na visão da juventude da periferia. O projeto é realizado com jovens atores da zona oeste do Rio de Janeiro e será lançado no início de 2023, com produção de Dani Carvalho e orientação dramatúrgica de Laís Lage.

“Pensamos na potência que seria criar um curta-metragem que revira um pouco as narrativas oficiais, afinal, de quem é o ponto de vista exposto nos livros? Nos inspiramos em histórias que acabam ficando invisibilizadas. Os pequenos grandes movimentos de resistência e luta contra o domínio colonial são a base desta criação”, explica a diretora Luiza Rangel.

O filme investiga as diversas camadas da palavra “Independência” através do olhar da juventude. A primeira parte do processo de criação será acompanhada pela professora e historiadora Cecília Matos, que conduzirá a pesquisa sob uma perspectiva decolonial. A partir dessas provocações e estudos, o elenco criará composições cênicas autorais.

“Olhando para a história do nosso Brasil, começamos a nos perguntar: com que independência sonhamos? Como a juventude enxerga a luta pela liberdade e pela equidade de oportunidades? A composição das cenas nasce a partir do desejo de cada um, em projetar futuros possíveis”, afirma Rangel.

O grupo, que já produziu espetáculos teatrais, tem como base fomentar a pesquisa, criação e produção artística de forma democrática e descentralizada. Para eles, é importante desenvolver uma autoralidade plural, diversa e conectada com o território. O lançamento do curta será feito em escolas, espaços de diálogo e inspiração.

“Vamos apresentar um ponto de vista que reflete a nossa comunidade e traz questões coletivas. Queremos pensar nosso lugar na cidade e no mundo, revisitar e escrever a nossa história de independência”, completa Wilson Ruan Primo, um dos atores que compõe o “Meu Corre”. Veja mais informações no instagram @falesobremimteatro. Com informações de assessoria.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Chapada: Polícia Civil solicita medidas protetivas de urgência para mulher agredida por companheiro em Jacobina

Próximo Post

#Chapada: IFBaiano tem 80 vagas para cursos técnicos no campus do município de Itaberaba

Próximo Post
#Chapada: IFBaiano tem 80 vagas para cursos técnicos no campus do município de Itaberaba

#Chapada: IFBaiano tem 80 vagas para cursos técnicos no campus do município de Itaberaba

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.