O clima chuvoso continua predominante na Chapada Diamantina nesta terça-feira (22). Moradores dos municípios de Andaraí e Mucugê, por exemplo, estão evitando sair de casa devido ao frio e chuvas constantes. “Nem tenho saído com esse clima”, sinaliza o brigadista Homero Vieira, que mora em Andaraí.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o alerta amarelo de perigo potencial para os municípios chapadeiros continua. Há possibilidades de pancadas de chuvas em Boa Vista do Tupim, Cafarnaum, Ibitiara, Irecê, Lençóis, Marcionílio Souza, Mucugê, Palmeiras, Piatã, Tanhaçu e Tanque Novo.
Segundo o INMET, o tempo chuvoso deve durar até a manhã desta quarta-feira (18), e conta com chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Apesar da agitação, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Por conta da impossibilidade de exploração do ecoturismo durante esse período, o turismo gastronômico se torna o centro das atenções na região. Em Lençóis, principal circuito gastronômico da Chapada, as opções são variadas. A cidade é repleta de restaurantes, que vão de pratos regionais a slow food.
No Vale do Capão, a culinária vegetariana chama a atenção de quem visita a região. Receitas com palmito de jaca são as que ganham maior destaque. Em Mucugê, a gastronomia também não sai perdendo, com pizzas saborosas e hambúrgueres artesanais. Para quem prefere a primeira refeição do dia, Piatã oferece seu famoso café, premiado internacionalmente por diversos anos.
A região chapadeira aumenta o fluxo de pessoas durante o período de fim de ano, e a atenção para os pontos turísticos passa a ser redobrada. Se deseja fazer trilha, consulte primeiro um guia para saber as condições climáticas da região.
Jornal da Chapada