O que era para ser uma ação publicitária de Natal aliada aos jogos da Copa do Mundo, se tornou alvo de um delírio coletivo de militantes da extrema direita de Joinville (SC).
O perfil no Instagram do Garten Shopping, localizado em Joinville, se tornou alvo de ataques de extremista após postar um vídeo com o Papai Noel com a seguinte legenda: “Torcida organizada! O bom velhinho se prepara para curtir da Copa por aqui. Ele também merece torcer antes de personalizar os presentes de Natal no Garden, neh?!”.
A propaganda começa com o Papai Noel chegando ao shopping vestido com a sua clássica roupa vermelha e, posteriormente, assiste a um jogo de futebol. Após a publicação do vídeo, o perfil do Garden Shopping se tornou alvo de militantes da extrema direita que passaram a chamar o Papai Noel de comunista.
“Papai Noel comuna”, “Papai Noel comunista! Nem de longe deixo minha filha ver! Que vergonha, Garten”, “Papai Noel comunista! Minha família não irá!”, são alguns ataques que o Papai Noel recebeu.
Mas o bom velhinho também recebeu apoio. “Esse pessoal falando que não vai ao shopping, que bom, assim não vai ter tanta gente na fila para tirar foto. Conheço esse Papai Noel e sei o quão incrível ele é”, escreveu uma pessoa.
De acordo com informações do Em off, o motivo que levou o Papai Noel do Garten Shopping se tornar alvo de ataques da extrema direita está no fato dele ser interpretado por Edson Kolosque da Conceição, que já atuou como professor de história e escreveu um livro sobre o PT. Redação da Revista Fórum com informações do Em off e UOL.