A prefeitura do município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, publicou nesta terça-feira (6), uma nota em suas redes sociais divulgando as campanhas de prevenção ao câncer de pele e ao HIV, em prol do ‘Dezembro Laranja’ e ‘Dezembro Vermelho’, respectivamente. Ambas campanhas nacionais.
“O ‘Dezembro Laranja’ é de prevenção ao câncer de pele. Esse tipo de câncer é o mais frequente no Brasil, apresentando mais casos do que todos os outros tipos de câncer juntos. Por isso, é necessário se manter sempre bem informado. Não espere até sentir na pele!”, declara a prefeitura na publicação.
O câncer de pele melanoma ocorre mais frequentemente em adultos brancos, em decorrência da menor quantidade de melanina. Em pessoas de pele negra, é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. Corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Possui bom prognóstico se detectado em sua fase inicial. Por isso, é de extrema importância consultar um dermatologista frequentemente.
“Já o ‘Dezembro Vermelho’ é uma campanha que chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção das pessoas infectadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana [HIV]. A campanha também tem o objetivo de conscientizar e prevenir outras Infecções Sexualmente Transmissíveis [ISTs]. Quem previne, testa e trata, não transmite. O mais perigoso é não saber! Cuide-se e proteja-se!”, finaliza a gestão.
Dados da Unaids mostram que cerca de 40,1 milhões de pessoas morreram por doenças relacionadas a AIDS desde o início da epidemia até 2021, e muitas morrem sem nem serem diagnosticadas com o vírus. Pessoas com vida sexual ativa devem realizar testes de ISTs com frequência, e utilizar as devidas proteções no ato sexual para que possam prevenir doenças em primeiro lugar.
Jornal da Chapada