O artista visual e compositor, Artur Soar, lançará o livreto de cordel ‘Lençóis – Nos versos do artista da Rua Boa Vista’, no dia 18 de dezembro, dia do aniversário da cidade. No texto, Artur narra fatos da história da cidade e da sua própria trajetória como artista. O lançamento será na Galeria de Arte Soar, na Rua da Boa Vista, 196, das 19h às 21h e contará com um recital de músicas autorais do artista.
Artur retornou a Lençóis, onde viveu a sua primeira infância, após sua graduação em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Dedicado à xilogravura, ele reúne um acervo de mais de 500 obras nas quais retrata personalidades da história e da cultura da Bahia e dos povos originários, além de peças abstratas. A série de gravuras intitulada ´Pretos´ deu a Artur Soar o Prêmio de Aquisição no Salão de Artes Visuais da Bahia realizado de outubro a novembro último no Museu de Arte da Bahia.
A história de Lençóis em cordel é um texto com estrutura métrica de septilhas (sete versos de sete sílabas poéticas) que contou com a consultoria de Bule Bule, amigo e influenciador de Artur na arte da literatura popular. Bule Bule é também um dos ícones da cultura baiana retratados pelo artista em xilogravura exposta na Galeria Soar e no mural dedicado ao trovador baiano no bairro do Garcia, em Salvador.
Para o artista, o cordel é “um singelo presente a essa terra que tanto me inspira”. Na galeria também estão expostas obras de entalhe sobre a pedra ardósia da Chapada que fazem parte da pesquisa de mestrado do artista, no programa de Pós Graduação da Escola de Belas Artes da UFBA. Jornal da Chapada com informações de assessoria.
Serviço
O quê: lançamento do livreto de cordel Lençóis – Nos versos do poeta da Rua da Boa Vista
Quando:18/12/2022, das 19h às 21h
Onde: Galeria de Arte Soar – Rua da Boa Vista, 196, Lençóis-BA
Quanto: R$15