O município chapadeiro de Utinga continua com um índice crescente de casos positivos de covid-19. Foram contabilizados 35 novos casos da doença no boletim epidemiológico desta sexta-feira (16), administrado pela Secretaria Municipal de Saúde. Além desses, 11 casos foram marcados como suspeitos. Todos os 46 estão sendo monitorados.
Em publicação nas redes sociais, a prefeitura de Utinga chamou atenção para a necessidade de manter os cuidados que previnem a doença. “A atualização de hoje também demonstra a diminuição de casos monitorados e suspeitos, um fator bastante positivo mas que ainda não permite um relaxamento por parte dos munícipes. Continue a adotar medidas protetivas, utilize a máscara, evite aglomerações e mantenha as doses de reforço em dia”, frisou a gestão.
Desde o início da pandemia, Utinga contabilizou 2.269 casos da infecção, com registro e 2.210 casos recuperados, 6.806 descartados e 17 óbitos. Os novos casos surgem após uma nova onda de infecções por todo o país. O estado baiano já identificou pessoas infectadas com a nova cepa do vírus BQ.1, uma sublinhagem bem mais transmissível da Ômicron.
No final do mês de novembro, o governador Rui Costa outorgou o decreto que retoma a obrigatoriedade da máscara em grande parte dos espaços públicos para frear o progresso da doença. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) registrou 31 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas.
Jornal da Chapada
https://www.instagram.com/p/CmPwLGdOYbv/