A Fifa anunciou na manhã desta sexta-feira (16) a criação de um novo formato do Mundial de Clubes. A partir de 2025, a competição contará com 32 equipes e será disputada de quatro em quatro anos, com sede ainda indefinida. Segundo o presidente da entidade, Gianni Infantino, será como a Copa do Mundo das seleções.
Gianni Infantino também revelou que vai criar um Mundial de Clubes Feminino, mas que ainda segue com data e formato a serem definidos. A ideia do novo modelo do torneio da Fifa havia sido anunciada em 2019 e teria início em 2021. Porém, com a pandemia do coronavírus, a entidade teve que adiar os planos. Neste modelo, a competição aconteceria com 24 clubes.
No modelo anunciado para 2025, entretanto, serão 32 times, mas ainda não se sabe o número de clubes por continente. De acordo com informações do ‘Globo Esporte’, a Uefa e a Associação de Clubes Europeus (ECA) querem que a Europa tenha 12 equipes como condição de aderir ao novo formato.
Ainda em 2019, no anúncio da edição com 24 clubes, a Europa teria oito representantes. Na época, a Uefa anunciou que boicotaria a competição. Com informações do Lance.