O guia de ecoturismo Alan Freitas publicou, em seu perfil dedicado às maravilhas da Chapada Diamantina, uma foto que nos leva a uma viagem no tempo: o majestoso Morro do Pai Inácio, no município de Palmeiras, há 60 anos.
Na imagem, de autor desconhecido, é possível ver a BR-242 que dá acesso ao ponto turístico, ainda sem pavimentação asfáltica. Também é visível que a torre telefônica presente no Morro ainda não existia, nem o posto de gasolina próximo à rodovia. Confira a foto abaixo:
O Morro do Pai Inácio fica a cerca de 26 km de Lençóis, um dos portais de entrada da Chapada Diamantina, e está entre os destinos mais procurados para prestigiar o pôr do sol e fazer as famosas selfies na região.
Justamente pela sua propícia localização para admirar o pôr do sol, o melhor horário para visitar o Morro do Pai Inácio é no final da tarde, porém, antes de 17h, que é quando o local fecha. A entrada para o atrativo custa R$ 12.
Por trás do seu nome está permeado um mito contado pelos moradores mais antigos de Palmeiras. Segundo eles, Inácio era um escravo que teve um romance com a filha de um fazendeiro poderoso da região (saiba mais aqui).