Pesquisadores da Agência Espacial estadunidense NASA (National Aeronautics and Space Administration) descobriram que as estruturas geológicas conhecidas como “poços lunares” possuem características que podem permitir a instalação da primeira base para exploração e colonização do satélite, o que pretendem fazer até o ano de 2030. Nesta segunda (19) foi lançado um vídeo com um compilado de imagens que mostra a estruturas e traz informações sobre a descoberta.
Em julho deste ano, a sonda espacial Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO, ou Orbitador de Reconhecimento Lunar, em português) encontrou locais sombreados dentro de poços na Lua “que sempre pairam em torno de confortáveis 17ºC”, conforme divulgação de estudo. O relatório é de um grupo de cientistas financiados pela agência que utilizou dados da sonda, lançada para explorar o satélite natural em 2009. A Nasa publicou um comunicado a respeito da novidade.
Abrigo na lua
A descoberta pode permitir o abrigo de astronautas contra as duras condições da superfície lunar. Durante o dia a temperatura na superfície da lua chega a 127ºC, sendo que um dia lunar corresponde a 15 dias terrestres. Já durante os 15 dias de noite, o frio extremo vai a até -173 ºC. De acordo com o comunicado da Nasa, esses poços e as cavernas também podem ser úteis porque são capazes de oferecer proteções contra raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos.
A informação sobre os poços lunares veio em momento propício, pois a Nasa prepara uma missão para levar novamente astronautas à lua, tendo lançado uma cápsula não tripulada em 16 de novembro, que amerissou (pousou em água) no último dia 11 em território estadunidense. Esta missão não tripulada foi a Artemis I. O próximo voo será o Artemis 2, que será tripulado, mas os astronautas não sairão da nave, previsto para ocorrer em 2024. Por sua vez, a Artemis 3, que deve ser lançada em meados de 2025, planeja enviar astronautas ao satélite natural pela segunda vez na história, incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa negra que pisarão na Lua.
Colonização
Dias após o lançamento da missão Artemis 1, o chefe do programa de espaçonaves lunares Orion da NASA, Howard Hu, disse em entrevista concedida no dia 20 de novembro ao programa Sunday, da BBC, que os humanos estarão vivendo e trabalhando na Lua até 2030. Com informações da Revista Fórum.
Confira o vídeo com imagens de poços lunares:
Han descubierto que en unas estructuras geológicas conocidas como 'pozos lunares' las temperaturas se mantienen cerca de los 17 °C. El hallazgo podría ser del interés para la exploración de la Luna pic.twitter.com/VAHFGNwJk5
— RT en Español (@ActualidadRT) December 19, 2022