A cidade de Lençóis é um destino especial e único, pois além de conservar a arquitetura, a história e a memória do tempo do garimpo de diamantes, a região está cercada por áreas naturais ricas em biodiversidade. Segundo a Secretaria de Turismo, é preciso desfrutar o local com consciência.
São dezenas de cachoeiras, cascatas, sítios com pinturas rupestres, vias de escalada, grutas, áreas alagadas, formações geológicas com mais de 1 bilhão de anos e uma biodiversidade que atrai geoturistas e apreciadores da natureza, da cultura e do turismo de aventura do mundo todo.
Lençóis está recheada de opções para turismo de natureza, cultural e gastronômico. Um bom condutor ou guia de turismo é a melhor opção para uma viagem segura e diversa.
A secretária de Turismo de Lençóis, Laura Garcia, afirmou ao site BNews que o destino vive um momento ímpar. A volta dos voos comerciais que ligam a “capital” da Chapada Diamantina à Salvador e Belo Horizonte serão de grande importância para o fomento das atividades turísticas da região. Serão 10 voos semanais no Aeroporto de Lençóis (Coronel Horácio de Matos).
“A expectativa é muito grande e há uma ótima articulação do poder público, iniciativa privada e também com as operadoras para o sucesso dessas operações”, comentou a secretária.
Além disso, Laura disse que há um sistema de monitoramento do Parque Municipal da Muritiba que envolve mais de 12 profissionais para garantir o salvamento, resgate e segurança das pessoas que visitam esse atrativo. “Toda a visitação ao Parque passa por um software de gestão. Um importante passo da região para turismo inteligente e gestão compartilhada”.
A cidade de Lençóis é nacionalmente conhecida pelo turismo de aventura. Os principais atrativos turísticos são as diversas trilhas, cachoeiras e grutas que o destino oferece. Diante de tanta diversidade e riqueza, a reportagem do BNews Turismo elencou algumas das melhores opções para os turistas aproveitarem a viagem.
Confira:
– Trilha do Ribeirão do Meio
– Trilha Lençóis – Morro de Pai Inácio
– Trilha para o poço do diabo
– Cachoeira do Sossego
– Cachoeira do Mosquito
– Poço Halley
– Mirante de Lençóis
– Piscinas Naturais do Serrano
– Gruta da Fumaça