Um incêndio de pequenas proporções atingiu o teto do Teatro Castro Alves (TCA), no Centro de Salvador, no início da tarde desta quarta-feira (25). Não há registro de feridos. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o fogo começou do lado externo do telhado.
Em vídeo, é possível ver uma grande quantidade de fumaça saindo da estrutura (veja no final da matéria). Três viaturas auto bomba tanque e salvamento, uma escada de incêndio e ambulância foram enviadas para o local. As chamas foram registradas na parte mais elevada da estrutura.
O trabalho dos bombeiros, neste momento, busca isolar o fogo para que não se alastre para a área interna e, em seguida, identificar o foco. Em nota o TCA informou que “até o momento não foi identificado fogo nas dependências internas do equipamento”. O TCA é o teatro mais importante da Bahia, e fica no Largo do Campo Grande, um dos circuitos do carnaval de Salvador.
Outros incêndios
Esta não é a primeira vez que chamas atingem o teatro. Em 1958, dias antes da inauguração, o TCA também pegou fogo por causas desconhecidas. Por causa disso, o equipamento ficou fechado por cerca de nove anos, e só foi oficialmente inaugurado em março de 1967, durante a Ditadura Militar.
Governador diz que vai recuperar o TCA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) determinou trabalho conjunto de diferentes órgãos estaduais e garantiu a recuperação do TCA com “máxima brevidade”. “Sigo acompanhando de perto a atuação das forças estaduais, principalmente do Corpo de Bombeiros. O TCA é um patrimônio cultural do nosso estado e determinei que o Corpo de Bombeiros, secretarias de Cultura, Turismo e Casa Civil do Estado, junto com a direção do equipamento, trabalhem de forma conjunta e ágil para avaliar os danos causados pelo incêndio e para recuperar com máxima brevidade as estruturas danificadas. Da forma mais rápida e segura, o teatro será reaberto para seguir fortalecendo a nossa agenda cultural”, afirmou Jerônimo. Com informações do g1 e do Brasil 247.