A prefeitura de Ibiquera realizou no último sábado (28), ações de conscientização da saúde mental e prevenção da hanseníase, dentro das campanhas ‘Janeiro Branco’ – que destaca a conscientização da saúde mental – e o ‘Janeiro Roxo’- que promove a prevenção e a identificação da hanseníase.
As atividades aconteceram na feira-livre, na sede do município, e na zona rural. Os encontros contaram com debates sobre estratégias voltadas para as necessidades relacionadas à saúde mental e à conscientização e combate à hanseníase. Na Unidade de Saúde da Família (USF) da zona rural do município, foram ofertados os serviços de aferição de pressão arterial, aferição de glicemia capilar, vacinas e ventosaterapia.
Para quem não sabe, a hanseníase é uma doença infecciosa, que pode levar à incapacidades físicas. A publicação da prefeitura chama atenção para caso você conheça alguém que possua manchas dormentes no corpo, “de cor esbranquiçada, avermelhada ou parda”, pode estar apresentando o quadro de sintomas de hanseníase.
A gestão do prefeito Ivan Almeida (PP) acrescenta ainda que o mês de janeiro foi escolhido para as campanhas por “se tratar de um momento em que as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida”. “Iremos continuar promovendo, cada vez mais, campanhas de conscientização e promoção da saúde, pois prevenir é o melhor remédio”, sintetiza a prefeitura em nota nas redes sociais.
Jornal da Chapada