A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 44 comprimidos de anfetaminas, popularmente conhecidas como ‘rebites’. O flagrante ocorreu durante fiscalização da PRF no KM 271 da BR-242, na região do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, na última segunda-feira (30). O caminhoneiro também transportava uma ave silvestre, o que configura crime ambiental.
Após abordagem a carreta DAF/XF FTT 530, os policiais constataram que o seu condutor dirigiu, sem pausa, por várias horas seguidas, essa constatação se deu por meio da fiscalização no disco do tacógrafo, equipamento que registra tempo, distância e velocidade percorrida pelo veículo. Em seguida foi realizada vistoria minuciosa no caminhão, foi quando os PRFs encontraram as cartelas de anfetaminas e um pássaro silvestre.
Ao ser questionado, o homem de 28 anos informou que os comprimidos de rebite não eram dele. Sobre o papagaio, o motorista respondeu que capturou a ave numa fazenda na cidade de Roda Velha, interior da Bahia. Nunca é demais enfatizar que o uso de ‘rebites’ por motoristas é um fator que coloca em risco a segurança de todos que trafegam pelas rodovias federais do país, por isso, a PRF estará sempre coibindo com muito rigor tal prática.
Diante dos fatos, foi lavrado o Termo Circunstanciado de ocorrência pelos crimes do art. 28 da Lei 11.343/2006 (Porte de Drogas) e mais o art. 29 da Lei 9.605/98 (Crimes Contra o Meio Ambiente). O papagaio foi encaminhado à Secretaria do Meio Ambiente de Itaberaba.