Um ‘tornado’ surpreendeu moradores de Piatã, na Chapada Diamantina. O fenômeno foi registrado por um morador no último sábado (4), em que a cidade marcava a mínima de 16°C. No vídeo, é possível ver o fenômeno, que é uma espécie de redemoinho no céu.
O funil de nuvem observado é o estágio inicial de um tornado. O fenômeno se comporta como uma espécie de redemoinho no céu e pode evoluir para um tornado, caso encoste no solo. É comum em cidades frias durante períodos chuvosos e se desenvolve a partir de nuvens de tempestade, em razão da circulação dos ventos em alta velocidade.
O município de Piatã, localizado entre as Serra do Tromba e a Serra de Santana, é considerado um dos mais frios da Bahia, com temperaturas abaixo dos 10ºC no inverno. Essas baixas temperaturas têm relação com a altitude. Piatã é o município mais alto do Nordeste, e fica a quase 1.270 metros acima do nível do mar.
Famosa pela paisagem cercada por grandes montanhas, formações rochosas e neblina, a cidade de aproximadamente 17 mil habitantes marca nessa semana uma média de 19°C. É importante que os visitantes não esqueçam de levar um item fundamental para enfrentar o “friozinho” na região: o bom e velho casaco.
Jornal da Chapada