A prefeitura de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, gestão da prefeita Guilma Soares (PT), usou as redes sociais para reforçar dicas para encarar o sol ‘quente’ da cidade e da região. No município, temperaturas no verão podem chegar até 35° durante a estação. “O sol tá mesmo de rachar, então se ligue nas dicas para um verão sem sofrimento, de muita saúde e diversão”, aponta a publicação da prefeitura.
Cuidar da saúde é fundamental durante todo o ano, mas no verão ou em outras épocas de muito calor é importante reforçar alguns cuidados e hábitos que podem fazer diferença no seu dia a dia. São inúmeras as dicas que ajudam a evitar os problemas recorrentes do verão, que surgem por causa do calor e alta exposição ao sol como a desidratação e queimaduras de pele, por exemplo.
Seguem então algumas dicas para a população ‘aguentar’ o calor da temporada
– Manter os ambientes arejados: deixar os ambientes de casa ou trabalho com uma boa circulação de ar nos dias quentes, diminui a sensação de calor e abafamento, além de também evitar os sintomas da insolação. Para isso, deixe as janelas abertas ou use ventilador.
– Use roupas leves e de cores claras: as roupas podem ajudar a pele a eliminar o excesso de calor do organismo através do suor. Por isso, prefira usar roupas leves como shorts e vestidos e evite os tons mais escuros, já que eles absorvem mais calor.
– Alimente-se corretamente para manter a saúde no verão: O calor reduz o gasto de energia para manter a temperatura do corpo. Assim, o organismo precisa de menos ingestão de calorias, o que diminui a fome durante o verão. Opte por comer alimentos mais leves, de fácil digestão e evite comidas gordurosas. Fique atento também à conservação dos alimentos para evitar a infecção de bactérias que provocam intoxicação alimentar.
– Beba bastante água: Como o organismo elimina água pela transpiração e urina é importante beber pelo menos 2 litros de água por dia para manter seu corpo hidratado. Evite também o consumo de bebidas alcoólicas, pois pode causar graves problemas ao organismo e intensificar a desidratração.
– Use protetor solar ao sair de casa: o uso do protetor solar com o filtro adequado para cada tipo de pele é imprescindível. É importante passar a substância por todo corpo até que a pele a absorva por completo.
Jornal da Chapada