Os salários e benefícios atrasados dos trabalhadores de limpeza urbana que prestam serviço para a prefeitura de Cipó, via empresa GNova, foram pagos nesta sexta-feira (10) após mobilização do SindilimpBA. De acordo com a proposta assinada pelos diretores do sindicato, prefeitura e a empresa terceirizada foram garantidos o pagamento dos salários atrasados e encargos, além dos vales alimentação e transporte e assinatura das carteiras de trabalho de quem atua no município do norte baiano.
A coordenadora-geral do sindicato, Ana Angélica Rabello, disse “que o acordo foi uma vitória importante para os garis e margaridas em Cipó” e explica que o Ministério Público (MP-BA) foi acionado para acompanhar a questão das trabalhadoras que saíram da empresa e não receberam rescisão. “Foi uma reunião com o vice-prefeito, presidente da Câmara e o advogado da empresa e foram ajustadas e atendidas todas as pautas de reivindicações do sindicato. Os diretores do SindilimpBA voltam para casa com o dever cumprindo”, salienta Ana.
Essa rodada de negociação aconteceu após ameaças contra os sindicalistas que averiguavam uma denúncia de insalubridade dos garis trabalhando em caçambas e sem equipamentos de proteção individual. “O que ficou pendente a gente foi encaminhado como pedido de mediação ao MP para o pagamento das trabalhadoras que saíram da empresa GNova e não receberam os valores da rescisão de contrato. Mas o resumo é que foi um movimento importante e conseguimos organizar a vida dos trabalhadores”, completa Ana. As informações são de assessoria.