O governo do Uruguai anunciou no domingo (12) que irá investigar supostas luzes intermitentes e objetos voadores não identificados (OVNIs) relatados por moradores de Paysandú, no oeste do país. Os avistamentos ocorreram na localidade de Termas de Almirón para onde foi enviada uma comissão de investigação.
Cerca de 20 pessoas, entre elas o diretor de turismo de Termas de Almirón, relataram ter visto diversas luzes vermelhas voando baixo no céu da região. Marcelo Lorenze, diretor de relações públicas da Força Aérea do Uruguai, confirmou a chegada dos investigadores no último sábado (11).
O trabalho deve consistir em ouvir testemunhas e buscar por mais informações, de forma reservada e em parceria com cientistas. O Uruguai possui um órgão, chamado Comissão de Pesquisas de Denúncias de OVNIs (Cridovni), dedicado a investigar relatos de avistamentos desta natureza. A comissão possui sete membros permanentes.
As autoridades uruguaias já têm algumas hipóteses sobre os avistamentos. A primeira dá conta de possível fraude por parte das testemunhas. A segunda hipótese é a de que os relatos tenham sido motivados por algum tipo de ilusão que levou as testemunhas ao engano. Já a terceira hipótese dá conta de que as luzes sejam resultado de um fenômeno atmosférico convencional. Com informações do G1 e do El País – Uruguai