Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que a sessão de abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores do município de Iaçu, na Chapada Diamantina, foi tensa. Realizada nesta segunda-feira (27), a sessão solene teve de tudo, indicações dos vereadores, pedidos de providências, votação de moção e muitas críticas à administração do prefeito Nixon Duarte (PSD). As críticas foram tantas que a base política governista já arrisca um racha.
A condução dos trabalhos legislativos foi do presidente da nova Mesa Diretora, vereador João Cláudio Mascarenhas Silva (PSD), o popular ‘Cláudio da Farmácia’. E entre as indicações estava uma de relevância para a memória política do município que foi a indicação do vereador Gilberto Fernandes Dias (MDB), o popular ‘Babau’, sugerindo ao Poder Executivo que construa monumentos com os bustos dos ex-prefeitos Manoel Brito Santana e Pacifico Teixeira Ramos, o saudoso ‘Chico Preto’, em praças públicas.
Porém, o que chamou mais atenção dos internautas foi o pronunciamento e as críticas formuladas pelo vereador Gilvan Freitas Sampaio (PSD), o popular ‘Gil Sampaio’. O vereador que possui ampla experiência parlamentar e administrativas, fez críticas em relação aos desgastes das estradas vicinais, limpeza urbana e na área da saúde.
“São inúmeras as queixas e as cobranças em relação às estradas vicinais do nosso município. Não é só em Lajedo Alto, não é só em João Amaro, não é só na zona rural que pega da Lagoa Dantas ao Santo André, enfim. Nosso município passa hoje por uma situação muito difícil. Começando as aulas e, infelizmente, há estradas onde os carros não vão conseguir passar. Recebi do Alves vários áudios, recebi informações de uma menina chorando que não conseguia nem vir para a feira no sábado por conta da situação das estradas. Nem moto passava, e que por muitas vezes ficaram sem fazer sua feira por causa das estradas”, critica o vereador Gil Sampaio.
O edil do PSD alegou também que Iaçu não tem necessidade de ficar nessa situação, afirmando que é por falta de planejamento e ação, já que o município dispõe dos serviços de duas patróis, duas pás carregadeiras, num total de sete ou oito máquinas. “No tempo do prefeito Macarrão, eu era secretário de Obras e a gente arrumava as estradas com apenas uma patrol. A incompetência é grande por parte dos gestores. Iaçu não precisa de patrol emprestada. E não venha, vereador, dizer que estão recuperando as estradas, e se estão, é a passo de tartaruga, pois estão tratando o povo da zona rural com descaso”, completa o agora ex-governista.
Gil Sampaio ainda criticou a forma como a prefeitura tem tratado os trabalhadores de limpeza pública e da Saúde, denunciando que uma mulher picada por cobra morreu a caminho de Itaberaba por falta do soro antiofídico no município. O ponto mais polêmico do pronunciamento de Gil foi o bate-boca com o presidente Cláudio da Farmácia, que segundo ele, quis encerrar a sessão durante seu pronunciamento. “Presidente, a gente trabalha uma vez por semana e o senhor já quer encerrar a sessão? A gente recebe 7 mil e quinhentos reais”, dispara o vereador e continua a discursão, informando que o prefeito Nixon pretende cassar o seu mandato. E, no final da sessão, o tempo fechou entre o vereador e o presidente. Até de ‘cachorrinha’ Gil Sampaio foi chamado.
A surpresa é que o vereador Gil era tido como ‘aliado de primeira hora’ do prefeito Nixon Duarte. Ele é irmão da vice-prefeita Iracy Sampaio Ramos (PSD), a popular Sisy, que por sinal é também ex-esposa de Macarrão – líder político consolidado no município. Foi Macarrão que intermediou a ida de Nixon Duarte para o PSD do senador Otto Alencar, por quem Macarrão tem verdadeiro apreço. A pergunta que toda região se faz é se há mesmo um racha no grupo do prefeito de Iaçu. Pelo visto, a reunião com deputado não adiantou.
Jornal da Chapada
Leia também