O Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, representado por diversas entidades, protocolou nesta terça-feira (28) o pedido de urgência na instalação da Mesa Estadual Permanente de Negociação com o funcionalismo do Estado da Bahia, nos mesmos moldes do governo federal, para que se possa debater as demandas do funcionalismo público Estadual da Bahia. O ato ocorreu junto ao deputado Hilton Coelho (PSOL).
Em 7 de fevereiro foi reinstalada a Mesa Nacional de Negociação Permanente com os servidores públicos federais. O colegiado foi instalado pela primeira vez em 2003, no primeiro mandato do governo Lula, e, ao longo de 14 anos, realizou 175 acordos com as entidades representativas dos servidores. Salários foram recuperados e carreiras foram reestruturadas na mesa, que representa um instrumento da democratização do Estado e das relações de trabalho.
Ficaram definidas duas audiências públicas para tratar sobre tema: uma com o secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence, e outra na Assembleia Legislativa (Alba) com a liderança de Hilton Coelho. As datas das audiências serão divulgadas nos próximos dias para que todos os servidores possam estar presentes na Alba.
De acordo com o Fórum Baiano, o governo da Bahia “não pode ficar em dissonância com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. “O Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público ressalta a importância da instalação da mesa para iniciar as tratativas com o Governo de Jerônimo Rodrigues para que a nova gestão conheça as principais pautas da categoria do funcionalismo estadual da Bahia”, diz. As informações são de assessórios.