A resposta que a jornalista Jéssica Senra, da TV Bahia, deu à fala xenofóbica do vereador de Caxias do Sul, Sandro Fantiel, viralizou nas redes sociais e foi compartilhada e elogiada por personalidades como a cantora Daniela Mercury e o humorista e apresentador Fábio Porchat.
Ao compartilhar no Twitter a resposta da jornalista, Porchat escreveu: “Chama-se aula o que está acontecendo aqui!”. O vereador, após 215 trabalhadores serem resgatados na Serra Gaúcha em condições análogas à escravidão, pediu que os empresários da região “não contratem mais aquela gente lá de cima”.
O vereador gaúcho ainda disse: “com os baianos, a única cultura que têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema”. A jornalista baiana então respondeu que os baianos “até tocam tambor muito bem” e que “têm praias lindas, mas que isso não resume a cultura do estado”.
“Nossa cultura é também de não se deitar para autoritários, tiranos, para senhores de engenho”, disse Jéssica, ressaltando que o sul do país foi construído por pobres imigrantes que receberam subsídios do estado brasileiro, mas que “ignorando sua história se crê superior social e economicamente”. Redação do Política Livre.
Confira
Sobre as falas xenofóbicas e racistas do vereador gaúcho sobre baianos ao se referir aos trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão. #RespeitaABahia #XenofobiaNão pic.twitter.com/s9a3ENun4M
— Jessica Senra (@jessicasenra) March 1, 2023