• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Assessoria

#Chapada: Famílias do MST deixam fazenda em Macajuba após conflito com fazendeiros e moradores

Grupo de sem-terra se deslocou para o Acampamento Antônio Queiroz, que fica no município vizinho de Ruy Barbosa.

Estagiário 2 por Estagiário 2
17 março 2023 - 14h16
no Assessoria, Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Top
0
#Chapada: Famílias do MST deixam fazenda em Macajuba após conflito com fazendeiros e moradores

Famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocuparam fazenda no final de semana | FOTO: Arquivo pessoal/Portal G1 |

As 170 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ocuparam fazenda em Macajuba, município da Chapada Diamantina, desocuparam o local nesta terça-feira (14) após diálogo com os donos da propriedade. Houve conflito na segunda (13) com fazendeiros e moradores.

O grupo, que estava na terra desde a madrugada de domingo (12), se deslocou para o Acampamento Antônio Queiroz, que fica em Ruy Barbosa, município a cerca de 30 km de Macajuba.

O MST informou que ocupou a terra porque a propriedade estaria abandonada e improdutiva, devido a um processo judicial dos 11 herdeiros da fazenda. A família explicou que a terra faz parte de inventário que está parado há alguns anos por causa de divergências judiciais.

Desocupação em Jacobina
No início deste mês, após um confronto com proprietários de terras e pessoas da comunidade, os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocuparam a Fazenda Limoeiro, na zona rural de Itaitu, em Jacobina, no norte da Bahia. A Polícia Militar (PM) foi acionada e disparou tiros de bala de borracha para conter a confusão.

Durante a ação, as barracas dos integrantes foram destruídas. A ocupação começou no dia 27 de fevereiro, com a justificativa de que os 1,7 mil hectares da propriedade estariam improdutivos.

Invasões na Bahia
Também no final de fevereiro, integrantes do MST invadiram áreas de uma empresa de celulose e papel em Caravelas, Teixeira de Freitas e Mucuri, cidades do extremo sul da Bahia, na madrugada do dia 27 de fevereiro.

As áreas fazem parte da empresa Suzano Papel e Celulose, que informou, por meio de nota, que não vê legalidade na invasão e tomará as medidas cabíveis. A Suzano assegurou que gera na região aproximadamente sete mil empregos diretos, mais de 20 mil postos de trabalho indiretos e beneficia cerca de 37 mil pessoas pelo efeito renda.

No início deste mês de março, após a Justiça determinar reintegração de posse, as três áreas foram desocupadas. De acordo com a assessoria do MST, a desocupação de todas as áreas foi feita de forma pacífica e acompanhada pela assistência social, policiais militares e seguranças da empresa Suzano.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Polêmica: Deputado petista cobra agilidade na sanção do piso salarial da enfermagem ao governo Lula

Próximo Post

#Bahia: Aquecimento do planeta ameaça saúde dos corais; ações na Baía de Todos os Santos beneficiam comunidades

Próximo Post
#Bahia: Aquecimento do planeta ameaça saúde dos corais; ações na Baía de Todos os Santos beneficiam comunidades

#Bahia: Aquecimento do planeta ameaça saúde dos corais; ações na Baía de Todos os Santos beneficiam comunidades

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.