Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da vida, da democracia e por garantias de direitos. Foi dessa forma que a prefeitura do município de Boa Vista do Tupim na Chapada Diamantina realizou sua etapa municipal da Conferência de Saúde na última terça-feira (14). Por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, a gestão dos prefeito Helder Lopes Campos, o popular Dinho (PSDB), utilizou o plénario da Igreja Batista (Vivendo a Promessa) para fazer o diagnóstico da região e eleger delegados para a etapa estadual.
Essa é 8ª conferência e debateu o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia’. O evento mobilizou profissionais da área, propôs diretrizes, estabeleceu diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS, e discutiu propostas de novas ações para o fortalecimento da saúde do município. De acordo com a programação, o evento contou com momentos de leitura e aprovação do regimento interno, palestras, grupos de trabalho e eleição dos delegados para Conferência Estadual.
O prefeito Dinho falou sobre a importância das conferências nos municípios da Chapada Diamantina. O gestor também afirmou que o evento é uma oportunidade no sentido de ouvir a opinião popular e a gestão participativa no Sistema Único de Saúde.
“São espaços para manifestações da nossa população. Posso dizer que talvez seja o evento mais democrático e participativo e, por isso, gostaria de garantir a maior participação cidadã possível. Seja por meio de entidades ligadas ao segmento da saúde ou por meio de gestores e prestadores de serviços do nosso setor, entre outros usuários”.
Jornal da Chapada