• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Menu Principal Mundo

#Brasil: Policiais antifascistas comentam causas do terror no estado e crise é instalada no RN

Crise no sistema prisional extrapolou para fora das cadeias e causa pânico.

Estagiário 2 por Estagiário 2
19 março 2023 - 16h16
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Polícia, Top
0
#Brasil: Policiais antifascistas comentam causas do terror no estado e crise é instalada no RN

Ministério da Justiça enviou policiais para conter crise; especialistas afirmam que mudança estrutural é necessária nas cadeias | FOTO: Marcelo Camargo/Agencia Brasil |

Os policiais Fernando Alves e Pedro Chê, que fazem parte do Movimento Policiais Antifascistas, comentaram a crise de segurança pública no Rio Grande do Norte em entrevista ao Fórum Onze Meia desta quinta-feira (16). Desde terça-feira (14), ataques violentos têm se espalhado pelas cidades potiguares.

O principal alvo dos criminosos são ônibus de transporte público, mas prédios públicos também foram depredados. Mais de 40 pessoas foram presas e dois homens foram assassinados em operações policiais. O ministro da Justiça, Flávio Dino, enviou cerca de 100 agentes da Força Nacional para combate à violência generalizada. Os ataques foram registrados em Natal, Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lajes Pintadas, Montanhas, Mossoró, Parnamirim, Santo Antônio, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso.

Crime organizado
Os policiais antifascistas reforçaram a versão de que os ataques estão relacionados ao crime organizado. Fernando Alves, que é professor de direito da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e delegado da polícia civil, apontou que políticos de direita já estão se aproveitando do fato. “O Weldon Lagartixa é um exemplo claro. Eles estão se aproveitando do caos para ganhar dividendos políticos. Eles estão se aproveitando de ônibus queimado para fazer valer seu discurso autoritário, fascista e incompetente”, completa.

Weldon Lagartixa foi candidato a deputado estadual, mas teve sua candidatura impugnada por ter sido condenado por homicídio e membro do PL. Segundo Pedro Chê, historiador e policial civil, os ataques terroristas são manifestações em defesa de direitos de presos. “A classe prisional estaria descontente com seu convívio dentro dos estabelecimentos penais e teria articulado essa ação como uma forma de manifestação política a partir de terrorismo”, completa.

Os ativistas ressaltaram que, sem uma reforma no sistema prisional, esses casos continuarão ocorrendo. “No momento que você tem um presídio com comida estragada, falta d’água e sem assistência médica, óbvio que a lei não está sendo aplicada. Assistência ao apenado não dá voto. Independentemente da posição partidária, seja de esquerda ou direita. A discussão sempre foi repressiva”, explica Alves. “Como equacionar manutenção da ordem e a consecução de direitos aos apenados? Governos progressistas estão se rendendo à repressão”, completou. As informações são do site Revista Fórum.

Confira o vídeo completo com a análise dos policiais antifascistas no Fórum Onze e Meia:

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Vídeo: Três estudantes de Bauru que debocharam de colega de 40 anos desistem do curso

Próximo Post

#Polêmica: “Prejuízo enorme ao dia a dia das pessoas”, diz ACM Neto sobre falta de abastecimento de água e serviços da Embasa

Próximo Post
#Polêmica: “Prejuízo enorme ao dia a dia das pessoas”, diz ACM Neto sobre falta de abastecimento de água e serviços da Embasa

#Polêmica: "Prejuízo enorme ao dia a dia das pessoas”, diz ACM Neto sobre falta de abastecimento de água e serviços da Embasa

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.