Depois do ChatGPT, que pode ser utilizado para escrever textos, poesias, música e até conselhos sobre como abrir um negócio, uma novidade chegou em um telejornal chinês, surpreendendo os telespectadores: uma âncora criada por inteligência artificial, que reúne as “habilidades de mil apresentadores”.
Chamada de Ren Xiaorong, a jornalista robô virtual começou a apresentar notícias e responder perguntas 24 horas por dia no jornal “People’s Daily”, controlado pelo Estado. O avatar com características humanas segue um roteiro pré-escrito e divulga a linha oficial do Partido Comunista Chinês.
Segundo o jornal The Sun, a inteligência artificial reúne a habilidade de diversos profissionais para transmitir as notícias sem qualquer descanso. A criação é resultado de uma parceria entre o People’s Daily e a Xinhua News Agency, a maior agência de notícias do país.
O desenvolvimento da inteligência artificial para a televisão é visto como uma maneira de aumentar a eficiência na produção de notícias e reduzir os custos com a contratação de profissionais. As informações são do Grupo Metrópole.