De toda água disponível, 97% é composta de água salgada e apenas 3% é doce. Dessa porcentagem, menos de 1% está disponível para consumo, já que pouco mais de 2% estão em estado sólido nas geleiras. Mostrar o real cenário da água no mundo e a importância de salvá-la é o objetivo das sete apresentações da peça ‘A última gota’, que acontecem entre os dias 22 e 24 de março no município de Jacobina, na Chapada Norte.
Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, as apresentações que serão realizadas tanto em escolas municipais como em praças públicas do município contam com o apoio do Ministério da Cultura, da Jacobina Mineração. As apresentações, que têm 60 minutos de duração, foram idealizadas pela Trupe da Meia-Noite e Meio-Dia, projeto que combina raízes mambembes com o teatro moderno. Com o compromisso de viajar por todo o Brasil, o espetáculo se propõe a contar uma história que vai além da narrativa.
Os figurinos têm um papel poético, refletindo a influência mambembe e vintage: como se fossem feitos pelos próprios atores, dentro da carroça que faz parte do cenário. Sábios e peregrinos, os personagens – com a ajuda de malas inventivas – contam viagens fantásticas e relatam suas observações sobre a ação do bicho homem em mares, lagos e rios.
Sons e canções atemporais se juntam à atmosfera mágica criada pelos atores, que, com a junção de ritmos, batidas e interferências eletrônicas, trazem a mistura do tradicional com o contemporâneo. “A importância da conscientização sobre a água, um recurso fundamental para a vida humana, pode ser transmitida por meio da magia teatral. O segredo é transformar assuntos sérios em tudo que a imaginação pode criar”, explica a diretora do projeto, Christiane Deucher.
Sinopse
“A última gota”
Os aventureiros da Trupe resolvem embarcar em uma nova jornada nas águas dos rios, lagos e mares brasileiros. Lá, eles se deparam com uma realidade muito triste: o estado em que as águas se encontram. Então, eles decidem contar suas experiências e vivências com o objetivo de conscientizar e debater sobre quais atitudes podem ser adotadas para cuidar de um bem tão precioso: a água.
Serviço: Apresentações da peça “A última gota”
22/03
Local: Escola Municipal Antonio Teixeira Sobrinho – Malhadinha de Dentro
Horário: 8:30h
Local: Colégio Municipal Luis Alberto Dourado de Carvalho – Jacobina 4
Horário: 15:30h
Local: Praça Comunidade Itapicuru
Horário: 19h
23/03
Local: Escola Municipal Nubia Maria Mangabeira Guerra – Jacobina II
Horário: 8h30
Local: Praça Comunidade Pontilhão
Horário: 19h
24/03
Local: Escola Municipal Adalice Ferreira Nascimento – Jacobina 3
Horário: 8h30
Local: Escola Municipal Agnaldo Marcelino Gomes – Catuaba
Horário: 14h