Após se tornar uma fonte de renda lucrativa, a prefeitura de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, resolveu investir em apicultura com a criação de abelhas e a comercialização de seus produtos (mel, cera e geleia real). A atividade tem ganhado grande proporção e lugar de importância na vida do homem do campo.
A gestão do prefeito Helder Lopes Campos, o popular ‘Dinho’ (PSDB), por meio da Secretaria de Agricultura, tem ofertado aos agricultores capacitações frequentes que contam desde a melhora no manejo apícola, melhora genética, produção de rainhas, cuidados e boas práticas no manejo da cera e do mel.
Os apicultores chapadeiros também têm acesso a tecnologias disponíveis, entre outros temas considerados importantes para a capacitação dos associados na apicultura. “Precisamos destacar que a profissionalização dos apicultores é fundamental para melhorar a produtividade e qualidade dos produtos que apresentam baixo investimento de implantação, custo e rápido retorno financeiro”, salienta a gestão municipal.
Segundo o governo de Dinho, foi entendido que o mel vem registrando crescimento expressivo de consumo em todo o país por ser mais saudável. “Assim, aproveitando esse estopim que a atividade atravessa, consideramos a apicultura um verdadeiro trampolim para a diversificação da economia na região”, completa.
Jornal da Chapada