A Vinícola UVVA, que foi inaugurada no dia 7 de março de 2022 em Mucugê, na Chapada Diamantina, ganha prêmio nacional e internacional em apenas um ano de operação. O negócio de sucesso tem a sua sede de arquitetura contemporânea de frente para paredões rochosos e cercada de rios e cachoeiras, que se firma como uma revelação no enoturismo brasileiro.
O local é reconhecido internacionalmente e ganhou medalha de prata no Vinalies 2023 com o seu Cabert Sauvignon 2019. E não para por aí. Na edição do Guia Descorchados 2023, referência máxima na qualificação de vinhos da América Latina, a UVVA debuta com oito rótulos avaliados acima de 90 pontos.
Seus tintos Diamã 2019, Petit Verdot 2019 e Cabernet Sauvignon 2020 figuram na lista dos Top 10 do Continente, e seu Cabernet Sauvignon 2019, eleito o Tinto Revelação.
Já no âmbito nacional, o Cordel e o Microlote Chardonnay, ambos da safra 2019, ganharam a medalhas de ouro no Brazil Wine Challenge 2022, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), em Bento Gonçalves (RS).
Fabiano Borré, CEO da Vinícola UVVA, expressou a sua satisfação em ter ganhado todo reconhecimento. “Ter nossos vinhos conhecidos e reconhecidos pelos brasileiros é uma satisfação imensa e traduz uma das nossas missões na UVVA. Ao mesmo tempo, a chancela vinda das premiações, com os envolvimentos de prestigiados avaliadores, é um belo coroamento para este primeiro ano no mercado”, salienta.
O empresário é membro da terceira geração de uma família gaúcha descendente de imigrantes europeus que fincou suas bases na região da Chapada Diamantina nos anos 80 com o objetivo de envolver-se no agronegócio. Pelas premiações, ele conseguiu alcançar a meta.
Jornal da Chapada