Durante a marcha dos prefeitos, que acontece em Brasília até esta quinta-feira (30), o Consórcio da Chapada Forte e autoridades da região Chapada Diamantina se reúnem para discutir e defender assuntos dos municípios. Uma universidade federal e divisão igualitária dos royalties de petróleo e a revisão do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) estão na pauta.
Participam dos debates os prefeitos de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes Campos, o Dinho (PSDB), de Lençóis, Vanessa Senna (PSD), de Rio de Contas, Cristiano Azevedo (PSD), de Piatã Marcos Paulo (PDT), de Lapão, Márcio Messia (PSD), de Marcionílio Souza, Hermínio José Mercês, o Corró (PP), além dos gestões de Barra da Estiva, João de Didi (PP), de Iaçu, Nixon Duarte (PSD) e de Utinga, Joyuson Vieira (PSB).
O prefeito Dinho fez uma publicação nos stories mostrando o momento da reunião e citando um dos assuntos discutidos em Brasília. “Junto ao Consórcio da Chapada Forte, defendendo a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina”, descreve.
A gestora Vanessa Senna também mostrou parte da reunião onde o senador Jaques Wagner (PT-BA) também participou. Ela cita a unidade federal e as agendas que cumpriu em Brasília. “Levamos à ministra a importância da Chapada Diamantina como propulsor do turismo no Brasil. Dentre as pautas debatidas, solicitamos o apoio para a promoção do nosso destino, para eventos geradores de fluxo turístico e para construção do Terminal Rodoviário da Chapada Diamantina, em Tanquinho”.
Citando uma pauta importante, o prefeito Cristiano Azevedo postou uma foto mostrando um outro assunto discutido ‘Redução da Alíquota do INSS’. Já o prefeito do Lapão, Márcio Messias citou diversas pendências para ser resolvidas como a reforma de hospitais, pavimentação de estradas e ruas, construção de novas creches e escolas e o programa de aquisição de alimentos.
O perfil do Consócio Chapada Forte mostrou um momento com todos reunidos ao lado do senador Jaques Wagner. “Estamos na semana da marcha dos prefeitos em Brasília, para debater discutir e reivindicar melhorias”, completa o senador.
Jornal da Chapada