Por Deninha Fernandes*
O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), acompanhado do vice-prefeito David dos Anjos (PL), tem percorrido todo o município assinando ordem de serviços e entregando obras. Nos últimos dias, os jovens gestores já entregaram praças, escolas reformadas, iluminação, pórtico da entrada da cidade, calçamentos, quadras poliesportivas, carros, ônibus, maquinários e muito mais. E olha que sem a ajuda do Governo do Estado. Sem falar que não teve matéria no Fantástico (TV Globo).
Falando na dupla dinâmica de Itaberaba… Eles já estão merecendo é música no Fantástico, afinal, já fizeram dois gols, e pelo andar da carruagem, logo logo completam três.
Eleições de 2024
Ano eleitoral se aproxima e, com ele, as movimentações de quem pleiteia uma vaga na corrida em 2024. Em Itaberaba, por exemplo, surge o nome do bioquímico Nadson Pedreira (Hospital da Chapada), avalizado pelo petista Jorge Solla (PT, federal). Resta saber com quem marcha o PT raiz da cidade, com Nadson ou com o ex-prefeito do Fantástico? “Quanto mais candidatos saírem, melhor para David”, grita um admirador do prefeito Ricardo Mascarenhas.
Aeródromo de Itaberaba
Recentemente o governador da Bahia em exercício Geraldo Júnior (MDB) esteve em Itaberaba para inaugurar as obras do aeródromo. Parabéns, Geraldo Júnior. Itaberaba e região agradecem. Não falo mais sobre o assunto porque nunca vi ex-prefeito descerrar placa inaugural.
Falando no governador Geraldo Júnior…
Durante a plenária do PPA/Participativo em Itaberaba, ele disse, se dirigindo ao ex-prefeito de Boa Vista do Tupim (BVT) João Durval Passos Trabuco, o popular Gidu (PT), que havia sonhado na noite anterior que Gidu tinha sido eleito prefeito do município de BVT. Governador, Gidu hoje é o fiel da balança em qualquer eleição no município, mesmo com ajuda do MST e do Governo do Estado. O seu sonho foi um pesadelo governador!
Falando em MST…
O governador Geraldo Júnior disse em palco no Colégio Modelo que é a favor das invasões de terra pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O governador está indo na contramão do que recomenda o ministro da Reforma Agrária e o próprio presidente. Veja aqui o que disse Lula sobre as recentes invasões do MST.
… Continua com o MST
Aliás, não é só Lula e o ministro que estão contra as ações do MST no início do governo. Recentemente, vários prefeitos da região da Chapada Diamantina se reuniram em Itaberaba para fechar questão sobre o assunto. Há fazendeiros, inclusive, dispostos a expulsarem os Sem Terra na bala. Isso quer dizer que este ano não teremos o famigerado ‘Abril Vermelho’? Quem tem, tem medo!
Brasília
Liderados pelo prefeito de Andaraí e presidente do Consórcio ‘Chapada Forte’, Wilson Paes Cardoso (PSB), vários prefeitos reivindicaram em Brasília a Universidade Federal da Chapada Diamantina. Que essa unidade educacional de ensino superior chegue logo! A região agradece. O problema é onde vai ser a sede!
*Deninha Fernandes é editora-chefe do Jornal da Chapada