Uma farmácia na Avenida São João, no Centro de São Paulo, foi saqueada por dezenas de pessoas na manhã desta sexta (7). Câmeras de segurança registraram o momento da ação. Segundo a Guarda Civil Metropolitana (GCM), o arrastão foi feito por usuários de drogas da Cracolândia. Eles também saquearam um minimercado da região.
Um funcionário que cuida da portaria de uma empresa na mesma rua relatou à TV Globo que a ação foi muito rápida e ocorreu logo depois de uma operação policial. “Está insuportável isso daqui”. No vídeo da farmácia, é possível ver um dos funcionários e uma cliente saírem correndo logo que percebem que o local tinha sido invadido.
O grupo que promove os saques também deixa o local com diversos produtos nas mãos. A confusão só termina com a chegada dos agentes da Guarda Municipal Metropolitana e da Polícia Militar.
A Polícia Militar afirmou que equipes realizam buscas para localizar os autores das invasões aos comércios após ação de zeladoria realizada por agentes da Prefeitura na região. A PM disse ainda que “as imagens veiculadas pela imprensa são analisadas pelas equipes de investigação, que trabalham para identificar e individualizar a conduta de cada um”.
Nota da Prefeitura
“A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que a Guarda Civil Metropolitana participou, hoje (7), em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e a Subprefeitura da Sé, de uma ação de zeladoria urbana e desobstrução das vias públicas, que são realizadas diariamente na região.
A GCM atua na proteção dos agentes públicos durante a execução dos serviços municipais, além de também promover a desobstrução das vias públicas, para garantir a livre circulação de pedestres e veículos.
Durante a ação, um grupo de pessoas invadiu uma drogaria, saqueando alguns produtos da loja. A GCM imediatamente controlou a situação. Não houve confrontos, nem feridos, nem condução de pessoas ao DP por parte da GCM.”