A população do município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, já começou a ser imunizada contra a gripe Influenza nesta segunda-feira (10) em mais uma ação da prefeitura. Essa campanha é nacional e foi aderida pela gestão do prefeito Hermínio José Mercês, mais conhecido por ‘Corró’ (PP).
As pessoas poderão se vacinar nas unidades básicas de saúde até o dia 31 de maio. A estratégia de vacinação contra a Influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
A Influenza é uma infecção viral aguda, altamente transmissível e que afeta o sistema respiratório. A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações. Entre os alvos da campanha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas.
Também fazem parte do público prioritário povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Neste ano, todos os segmentos prioritários serão imunizados ao mesmo tempo. O Ministério da Saúde estima vacinar 79,5 milhões de pessoas em todo o país, e, por isso, distribuiu 80 milhões de doses. No estado de São Paulo, onde apenas 69% do público-alvo foram imunizados no ano passado, a meta é atingir 18,4 milhões de pessoas em 2023.
Jornal da Chapada
Leia também
#Brasil: Campanha nacional de vacinação contra gripe vai até dia 31 de maio; veja como ser imunizado