O Dia da Chapada Diamantina é celebrado nesta terça-feira (11) com atividades lúdicas e por pessoas que atuam ativamente para preservar o local. A data é mais um dia para se destacar a importância da região para a Bahia e o Brasil. Quem nunca foi à região está perdendo a oportunidade de conhecer a imensidão de diversidade e beleza que o lugar apresenta.
Localizada na Bahia, a Chapada Diamantina é composta por um imenso conjunto de serras e vales que abrigam diferentes cidades e atrativos turísticos. A região começou a se formar há milhões de anos, por meio de processos geológicos, e tem como principal destaque a sua biodiversidade com uma grande variedade de espécies da fauna e flora.
Além da natureza exuberante, a Chapada Diamantina também tem uma importante história relacionada à exploração de diamantes, que ocorreu no século XIX e trouxe riquezas para a região. Essa época deixou um legado cultural, com influência na arquitetura, na música e nas tradições locais.
O dia 11 de abril
Desde 2018, o Dia da Chapada Diamantina passou a ser comemorado e a fazer parte do calendário de eventos oficial no estado. Atividades como caminhadas, trilhas, passeios de bicicleta e visitas a cachoeiras e mirantes são realizadas durante a data comemorativa. Além disso, é uma oportunidade para conhecer mais sobre a história e cultura da região por meio de centros de memória e eventos culturais.
Um outro fato curioso sobre o dia 11, é que no ano de 2019, quando Rui Costa era governador da Bahia, foi aprovado o projeto de potencial e necessidades para o desenvolvimento do turismo na Chapada Diamantina, apresentado, à época, pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD).
A região chapadeira é um verdadeiro tesouro nacional, que merece ser preservado e valorizado, através do turismo consciente e sustentável. A data de hoje é uma oportunidade para lembrar e destacar a importância desse lugar essencial para a Bahia e para o Brasil.
Jornal da Chapada