Nesta sexta-feira (14), às 14h, o governador em exercício Geraldo Júnior (MDB) estará no município de Dom Basílio, na Chapada Diamantina, onde vai entregar uma série de obras. Entre elas está a reforma e ampliação do Mercado Municipal, resultado da parceria entre a Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), e a prefeitura local.
Também será inaugurada uma areninha campo society, com alambrado e grama sintética. A obra foi executada pela Superintendência de Desportos do Estado Bahia (Sudesb), ligada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre). Geraldo Júnior ainda dará por entregue a barragem de Riacho do Meio, localizada na comunidade Alto do Rosário, construída pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR).
Barragem do Riacho do Meio
A barragem Riacho do Meio, localizada na comunidade Alto do Rosário, em Dom Basílio, foi construída a partir de convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, será entregue pelo Governo do Estado. Com as últimas chuvas, a barragem alcançou 100% da sua capacidade trazendo benefícios à população.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destaca que foram investidos R$ 516,9 mil na ação, que tem como principal objetivo proporcionar um maior armazenamento de água. “Beneficia diretamente a produção agrícola e a pecuária local, dando condições dessas atividades se desenvolverem e movimentando, assim, a economia local e garantindo a qualidade de vida dos produtores rurais e de toda a população do município”.
Para o prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, a barragem é um grande passo para o município criar independência hídrica. “Essa barragem está na Serra Geral e traz para Dom Basílio uma salvação tripla. A Barragem do Riacho do Meio é afluente do Riacho Famoso, o Pastim, que tem funções de perenizar toda estrutura que leva à nossa mata, única que nos resta dessa região, trazendo de volta o reforço ecológico. Além disso, temos agricultores no entorno que se beneficiam. Serve também para o abastecimento humano, pois uma das nossas captações está ligada a esse riacho”.
Cerca de 400 agricultores familiares serão diretamente beneficiados, entre eles, Rodrigo Luís Araújo, produtor de manga e maracujá na comunidade de Alto do Rosário. “Quando vinha o período chuvoso a água escoava, com a construção da barragem perenizou esse riacho dando mais suporte à nós agricultores durante todo ano para que a gente possa cultivar frutas na região. Antes, a gente usava a água de poços, mas com a barragem sempre temos oferta de água, dando margem para que possamos ter uma produção maior e de qualidade”.
Os frutos da construção da barragem já são colhidos pelo agricultor. “Minha produção aumentou em 30% e, por ter a possibilidade de molhar com mais frequência, minhas frutas ganharam mais sabor, mais qualidade”, explica Rodrigo.