O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, vai sediar o primeiro Congresso Nacional de Trânsito (Congetran), que acontece entre os dias 18 e 20 de abril. O evento contará com a presença dos principais órgãos de trânsito do Brasil e da Bahia. Também vai ter o quarto Fórum de Trânsito da Bahia, com a participação de representantes do Banco Mundial, do primeiro Educatran e do Encontro da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI).
Esse Congresso vai debater questões relacionadas à gestão do trânsito e campanhas educativas para a prevenção de acidentes. Durante o evento serão realizadas palestras, mini cursos, campanhas educativas e a apresentação da peça teatral ‘No céu já tem anjo demais’. Também será lançada a campanha do ‘Maio Amarelo’, uma ação dos órgãos para prevenir acidentes de trânsito.
Itaberaba receberá a certificação do ‘Laço Amarelo’, campanha realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (OSNV) que visa reduzir as mortes e lesões de trânsito no Brasil. Além disso, o município representa a Bahia no Fórum Permanente dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Municípios, órgão responsável pelo fortalecimento do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e por estreitar a relação institucional entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as entidades e os órgãos executivos de trânsito dos municípios brasileiros.
A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Itaberaba (SMTT) foi avaliada como excelente durante uma vistoria realizada pela presidente do Cetran Bahia, em novembro de 2022. Na avaliação foram observados critérios como engenharia de tráfego, fiscalização, operação, coleta, controle e análise estatística de trânsito, além da redução de acidentes, lesões e mortes. Com isso, o município foi considerado referência para a Bahia e para diversas cidades em todo o país.
Jornal da Chapada