Após passar por São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a promoção do São João da Bahia desembarcou, na noite de quinta-feira (27), no restaurante Nau, em Brasília. Na última etapa da iniciativa do governo baiano, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), foi realizado um workshop para agentes de viagens, operadores turísticos e jornalistas, com a divulgação das atrações da maior festa junina do Brasil, que alcança os 417 municípios da Bahia.
Houve também a apresentação da infraestrutura do estado, em transporte, receptivo e hotelaria. No final, os profissionais curtiram o som de um trio de forró e as coreografias de uma tradicional quadrilha, além da degustação de bebidas e comidas típicas do Nordeste. “Se aqui já está bom, imagine nos locais onde os festejos são realizados. Só pode ser maravilhoso”, elogiou a agente de viagens Laura Andrade, da Josias Turismo.
“Além das belas praias, ficamos sabendo que a Bahia tem um São João excelente, em vários municípios que podemos conhecer”, pontuou Késia Calazans, da operadora Bancorbrás. “A Bahia conseguiu exportar a verdadeira tradição junina para o Brasil e pode atrair para festa também o turista estrangeiro, que já viaja muito para a Costa do Descobrimento”, comentou o jornalista Leandro Mazzini.
Presente no evento, o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, fez um balanço da promoção, nas quatro capitais visitadas. “Conseguimos mobilizar 650 profissionais de agências e operadoras, nos principais polos emissores de turistas nacionais. Eles tiveram acesso a todas as informações sobre como a Bahia está preparada para receber bem os visitantes no São João, além dos atrativos naturais e históricos que oferecemos. A expectativa é que eles vendam pacotes de viagens para destinos baianos, que irão injetar recursos no estado”.
Ainda em Brasília, no sábado (29) e domingo (30), o São João da Bahia será divulgado com a reprodução de um arraiá junino, no Pontão do Lago Sul, o maior centro de lazer e entretenimento da capital federal. A atração será gratuita e aberta ao público, visando despertar o interesse dos brasilienses pelos festejos juninos. As informações são de assessoria.