Ícone do site Jornal da Chapada

#Turismo: Parque Nacional da Chapada Diamantina fica entre cinco destinos do Nordeste para a aproveitar o inverno

Poço Azul fica no município de Nova Redenção | FOTO: Jornal da Chapada |

No Nordeste também faz frio. Oficialmente o inverno ainda não chegou, mas as temperaturas já começam a baixar em algumas cidades. Pensando nisso, a Agência de Notícias do Turismo preparou uma lista com destinos imperdíveis para aproveitar essa época do ano. Prepare sua mala, o seu agasalho e venha viajar com a gente.

Chapada Diamantina
Com certeza você já ouviu falar dos famosos parques nacionais do Brasil, e o Parque Nacional da Chapada Diamantina é um deles. O local oferece roteiros exclusivos com muita adrenalina em rafting (esporte radical praticado na água) ou escalada em cânions. O turista ainda pode desfrutar de uma caminhada tranquila em uma das trilhas disponíveis.

Morro Pai Inácio também é um dos pontos turísticos mais visitados na região chapadeira | FOTO: Jornal da Chapada |

Dentro do parque é possível acessar uma mina de ouro que carrega paisagens deslumbrantes e ter, ainda, uma experiência incrível em meio a natureza. Compondo um dos principais destinos do Parque Nacional, com uma beleza indescritível, a Cachoeira dos Funis, Cachoeira do Buracão, o Cânion das Sete Quedas e o passeio para o Poço Azul/Poço Encantado são locais muito apreciados pelos turistas que visitam a cidade. Tem ainda o Morro do Pai Inácio com um visual surpreendente.

Vitória da Conquista
Existem lugares surpreendentes pela Bahia que não podem ficar de fora do seu roteiro. Apesar de ser muito conhecida pelas belas praias, o estado possui diversas opções para essa época longe do litoral. Um exemplo disso é a cidade de Vitória da Conquista, que está localizada no sudoeste baiano e é muito conhecida por apresentar roteiros no segmento rural, vinhos famosos e uma culinária especial.

Na cidade, é possível conhecer a Reserva Florestal do Poço Escuro, o Memorial Governador Régis Pacheco, a Praça Tancredo Neves, a Catedral Nossa Senhora das Vitórias e o Monumento ao Príncipe Maximiliano. Durante essa época, acontece o famoso festival de inverno da Bahia, que celebra o clima com muita música, cultura e diversão. Não deixe de conhecer o Cristo Crucificado, na Serra do Periperi, um famoso símbolo religioso conhecido pela estrutura.

Catedral Nossa Senhora das Vitórias | FOTO: Blog do Anderson |

Guaramiranga
Para quem deseja conhecer o sertão cearense, Guaramiranga – a Suíça cearense, proporciona temperaturas e atrativos perfeitos para essa época, aproveitando um sertão mais ameno. O Pico Alto é um grande atrativo e possui mil metros de altitude e, no mirante, é possível ver boa parte do Maciço de Baturité.

Além disso, o Parque das Trilhas é uma ótima opção para quem procura por diversão. Na região existem trilhas bem tranquilas que passam por piscinas de pedra e plantações de café. A cidade também oferece opções com atrativos culturais, onde o turista pode visitar o Mosteiro dos Jesuítas, local, com um pôr do sol magnífico e proporciona uma viagem pelas construções antigas.

Parque das Trilhas em Guaramiranga é uma ótima opção para quem procura por diversão | FOTO: Setur do Ceará |

Gravatá
Viajando para o topo da Serra das Russas, em Gravatá, em Pernambuco, a temperatura média gira em torno dos 22 graus. Durante esse período, a região oferece pratos como fondues e massas regadas a bons vinhos. Além disso, é possível praticar trekking (atividade física e aeróbica que pode ser realizada como uma forma de lazer ou de competição) ao redor de belíssimas cachoeiras.

Município de Gravatá fica em Pernambuco | FOTO: Prefeitura de Gravatá |

Também é possível realizar passeios por meio de cavalgadas que levam até as cascatas, piscinas naturais, vales e construções históricas. O festejo de São João começa a aparecer na cidade e esquenta os turistas com muita comida típica e danças culturais, afinal, nessa época ninguém fica parado.

Pedro II
Estado conhecido pelas altas temperaturas, o Piauí também envolve roteiros com opções para o frio. Situado a aproximadamente 200 km de Teresina, o município de Pedro II possui quase 600 metros de altitude acima do mar, com temperaturas amenas e várias opções turísticas, incluindo esportes radicais.

Município de Pedro II fica no Piauí | FOTO: Prefeitura de Pedro II |

Na região existem mais de 200 painéis de sítios arqueológicos catalogados, sendo alguns deles: Serra do Quinto, Buriti Grande dos Aquiles com gravuras de animais, homens e desenhos abstratos carregados de muita história. A cidade é famosa pela extração de pedras de opala e produção de joias. Por lá, também são encontrados atrativos turísticos como o Mirante do Gritador, as cachoeiras do Urubu Rei e do Salto Liso, o Museu da Roça e o Festival de Inverno que traz muita música, arte e gastronomia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas