Ituaçu, município da Chapada Diamantina, tem como destaque o turismo religioso e rural. E para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes, mais de 80 empreendedores e funcionários de pousadas, bares, restaurantes e lojas de souvenirs participaram da capacitação oferecida pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) neste mês.
A capacitação foi voltada para a qualidade no atendimento, boas práticas na manipulação de alimentos e bebidas e classificação dos segmentos turísticos, direcionada para as necessidades dos participantes e aos aspectos que podem ser melhor explorados dentro da vocação turística do município. De acordo com a diretora de Qualificação da Setur-BA, Magda Guimarães, a Chapada lidera a preferência entre os destinos brasileiros e precisa de uma atenção especial.
Já o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Ituaçu, Francisco de Assis, destacou que a parceria com o Governo do Estado tem dado certo, “com a satisfação dos participantes da capacitação. E estamos na rota de crescimento em atividades turísticas para projetar ainda mais a nossa Gruta da Mangabeira e outros atrativos”. Além disso, ainda em maio, os cursos serão realizados em São Francisco do Conde e Cachoeira, na zona turística Baía de Todos-os-Santos; e Cruz das Almas, nos Caminhos do Jiquiriçá.
Segundo o superintendente de Promoção e Serviços da Setur-BA, João Henrique Paolilo, a qualificação de mão de obra é uma das prioridades da secretaria. Para isso, há diversas ações em andamento como a capacitação ministrada pelos técnicos da Setur-BA; a plataforma digital TurisQualy Bahia; o projeto Qualifica Turismo, em parceria com a Setre e Abrasel; e o curso de turismo sustentável, em conjunto com a UFBA.
Jornal da Chapada