A Chapada Diamantina, conhecida por suas paisagens deslumbrantes, oferece aos turistas uma variedade de aventuras durante o dia e animadas atividades culturais durante a noite, incluindo o tradicional forró pé-de-serra para animar os visitantes. Além das trilhas desafiadoras e das famosas cachoeiras, a vida noturna vibrante completa essa experiência única.
Mas que tal saber o que é o forró pé-de-serra? A tradição, famosa no Brasil e no Nordeste, teve como principal representante Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’, como era mais conhecido. Associado à música, a rica poesia de Catulo da Paixão Cearense, Patativa do Assaré, Lourival batista, Job Patriota, Zé Limeira da Paraíba e todos os contemporâneos forrozeiros que fazem a eterna cena do forró nordestino do pé-da-serra, novos compositores não se rendem a modismos e compõem o forró por pura identificação artística.
Para quem vai aproveitar os festejos juninos na Chapada, e deseja se aventurar, é importante planejar cuidadosamente as trilhas pela manhã, garantindo que os visitantes possam desfrutar dos eventos noturnos e ainda estar preparados para as aventuras do dia seguinte.
Seabra
Por falar em forró, a cidade de Seabra já está com ingressos à venda para o ‘Forró-Pé-de-Serra da Chapada’ que será no dia 3 de junho às 20h, no Ibiza Seabra. O evento conta com apresentações de Zete Frazão, Hugo Luna e Cangaia para animar a noite na cidade.
Além da festa em Seabra, é possível aproveitar as opções de trilhas para fazer durante os dias de passeio na região. O visitante pode ir para a cidade de Iraquara, onde tem atrações como a Fazenda Pratinha, Gruta Azul e a Gruta Lapa Doce. Também visitar Palmeiras, o Morro do Pai Inácio e ainda tomar um banho na Cachoeira da Fumaça. Pode ir a Lençóis e conhecer as belezas da Cachoeira do Mosquito, o Centro Histórico da cidade e o Centro Histórico de Mucugê.
Durante a noite, diversas prefeituras, como as de Lençóis, Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Utinga, Palmeiras, Piatã, Marcionílio Souza, Seabra e Ibiquera, preparam uma extensa programação musical para entreter os visitantes e celebrar o São João.
Jornal da Chapada