A prefeitura de Ituaçu, município localizado na região da Chapada Diamantina, decidiu cancelar uma homenagem que seria realizada em honra ao ilustre filho da terra, Moraes Moreira, durante as festividades de São João deste ano. A decisão gerou controvérsias e discussões nas redes sociais.
O anúncio do cancelamento foi feito pelo prefeito Phelippe Brito (PSD) em uma publicação nas redes sociais da prefeitura. Segundo o prefeito, ele tentou entrar em contato com os familiares do músico, mas foi informado de que a gestão estaria tentando se aproveitar economicamente da festa.
“Buscamos constantemente informar os herdeiros, para que pudessem ter visibilidade desta homenagem, mas fomos notificados através de uma assessoria que disse que o município de Ituaçu estaria tirando proveito econômico. Em momento algum o município tem tirado proveito econômico dessa situação. É uma questão cultural do município a ornamentação dessa praça”, declarou o prefeito em um vídeo divulgado.
Phelippe ressaltou que a gestão municipal passou meses planejando a festa e que agora terá que fazer mudanças de última hora devido ao cancelamento da homenagem. Ele reiterou que o São João de Ituaçu não está cancelado e ocorrerá entre os dias 22 e 25 de junho.
Moraes Moreira, considerado o filho ilustre de Ituaçu, faleceu em abril de 2020, vítima de um infarto na própria cidade. O cantor e compositor foi um dos pioneiros do trio elétrico e ficou conhecido por sua participação no grupo Novos Baianos, além de ter uma carreira solo repleta de sucessos.
Jornal da Chapada