O sábado (27) em Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, foi de muita cultura, religiosidade, ecologia e também de política no Assentamento Nova Cana Brava, zona rural do município, para a entrega da praça do Santuário de Santa Dulce do Pobres. Durante o dia e a noite houve inúmeras manifestações culturais, ecumênicas e políticas, programadas pela gestão do prefeito Helder Lopes Campos, o popular ‘Dinho’ (PSDB). Mais de 15 gestores da região chapadeira participaram da entrega do novo complexo turístico da Chapada Diamantina.
Com a infraestrutura toda construída com recursos próprios, o complexo dispõe de um caminho ecológico às margens do Rio Paraguaçu todo sinalizado, praça com fonte luminosa, imagem da Santa Dulce dos Pobres, praça da alimentação, igreja, casa paroquial com tudo para receber fiéis, romeiros, turistas e devotos da primeira santa brasileira. “Tenho certeza que todos se emocionaram e saíram daqui felizes. Afinal, o Rio Paraguaçu é um rio genuinamente baiana e Irmã Dulce é a primeira santa brasileira genuinamente baiana”, frisa Dinho.
O prefeito detalha a sua iniciativa em uma entrevista que você confere, posteriormente, aqui no Jornal da Chapada. Na inauguração do complexo turístico estiveram presentes os prefeitos de Utinga Joyuson Vieira, de Andaraí e presidente do Consórcio Chapada Forte, Wilson Cardoso, de Marcionílio Souza, Hermínio José Mercês, o popular ‘Corró’, além dos gestores de Ruy Barbosa, Claudio Serrada, de Itaetê, Zenildo Matos, de Mucugê, Ana Medrado e de Nova Redenção, Guilma Soares.
Também participaram da festa o vice-prefeito de Boa Vista do Tupim, Savio Bulcão, vereadores como Verinha, secretários municipais, além do secretário de Governo de Nova Redenção, Ivan Soares, e o vice-prefeito de Ibiquera, Atevaldo Alves da Silva, o popular ‘Teva’, representando o prefeito Ivan Almeida. Ainda estiveram presentes o deputado estadual Pedro Tavares e o presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista do Tupim, João Itajair Aragão (Tal), representando o deputado Vitor Azevedo. Esteve também a diretora na Setur-BA, Ilnah Oliveira, representando o secretário de Turismo Maurício Bacellar, além de Rosemma Maluf representando as Obras Sociais de Irmã Dulce e Padre Roque, que representou a diocese de Ruy Barbosa, como também representantes do Banco do Nordeste e do Sebrae.
“O turismo de devoção e fé é o que move o ser humano hoje, então, é com imensa alegria que o estado da Bahia está participando desse ato de abertura do Santuário de Santa Dulce dos Pobres no interior do município de Boa Vista do Tupim. Tenham certeza que esse santuário não é nosso, é do mundo, porque Santa Dulce é a santa do mundo”, enfatiza Ilnah Oliveira. Durante a noite do sábado, as celebrações foram finalizadas com show do tenor Ronald Martins. A festa segue neste domingo com Targino Gondim e Rock Sales.
Jornal da Chapada