O ministro Gilmar Medes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou na tarde desta quinta-feira (1) sobre a confirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que vai indicar para a Corte o advogado Cristiano Zanin Martins.
O nome de Zanin ainda precisa ser submetido para avaliação do Senado, mas Gilmar Mendes já celebra a notícia. Em publicação feita através das redes sociais, o ministro encheu o advogado de elogios.
“É alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado Cristiano Zanin foi encaminhado à apreciação do Senado Federal. O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional”, declarou o magistrado.
Em março, outra ministra do STF, Cármen Lúcia, já havia indicado que aprova o nome de Zanin para ser seu colega de Corte. Em entrevista ao “Roda Viva”, da TV Cultura, a magistrada afirmou que “como juíza, respeito [a indicação], desde que se cumpra a Constituição. O presidente tem o direito de escolher e cumprir sua atribuição como autoridade competente”.
“A circunstância de ter passado pelo Executivo ou a ligação com o próprio presidente de alguma forma não macula o indicado. Acho que a discussão tem que ser: a Constituição está sendo cumprida? A Constituição diz que o ministro deve ter notório saber jurídico e reputação ilibada. E este advogado tem e já demonstrou”, afirmou ainda.
É alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado @Cristianozaninm foi encaminhado à apreciação do Senado Federal. O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional.
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) June 1, 2023
Indicação de Zanin para o STF
Nesta quinta-feira (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que seu indicado para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) diante da aposentadoria de Ricardo Lewandowski é o advogado Cristiano Zanin Martins.
“Já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF, não só pela minha defesa, mas porque eu acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar”, escreveu Lula em suas redes sociais.
O indicação de Zanin ainda precisará ser aprovada pelo Senado. O presidente da casa legislativa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já se pronunciou sobre o assunto e, questionado se avalia o nome de Zanin como adequado para o STF, respondeu que sim.
“Alguém que reúne condições e têm os predicados para ser ministro do Supremo Tribunal Federal e essa é uma avaliação, obviamente, que o colegiado do Senado terá a oportunidade de fazer”, disse o senador. Redação da Revista Fórum.