A Praça do Rosário, uma das mais importantes da cidade de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, recebe neste sábado (3) a quinta edição do projeto ‘Praça da Cultura’. Música, literatura de cordel, dança, gastronomia e artesanato são o leque de opções para o público que escolher o local para passar o final de semana.
O projeto é uma iniciativa do Coletivo Candeeiro das Artes em parceria com a prefeitura de Itaberaba por meio das secretarias de Cultura e de Comunicação. A praça também conta com apoio de artistas e produtores culturais e segue oferecendo ao público um leque de opções artísticas e culturais de forma gratuita para todos os públicos.
Roda de conversa ‘A praça é delas!’
Um roda de conversa sobre ‘mulheres empreendedoras de Itaberaba’ terá a participação de Gabriela Queiroz, Renilda Mafraga e Mariane Ribeiro. A ideia é debater o empreendedorismo que vem crescendo como profissão no mundo inteiro, principalmente depois da pandemia de covid-19 e que tem transformado a vida de pessoas.
De acordo com a organização, a pauta é de extrema importância e ampliar esse debate é fundamental para seu desenvolvimento. Ainda mais quando se soma a isso o tema do feminismo e do empoderamento das mulheres. Quem vai mediar esse papo é a multitalentosa Rafaelle Xavier, que além de empreendedora, também é professora, pedagoga e estudante de publicidade.
Viny Brasil
O cantor e compositor baiano Viny Brasil é uma das atrações musicais da edição deste sábado junto com Gilmar Gomes, Mirinho Maia e sua turma, além de Bel da Bonita e os Sanbadores Virtuais. “A paleta rítmica que movimenta minha arte é uma celebração à musicalidade brasileira e tem como diferencial a vibração e a alegria, somada a toda influência que ganho ao redor do mundo durante as turnês”, explica o músico Viny Brasil.
Poesia com cuzcuz
Na programação tem também o poeta Davi Santos, que vai apresentar o seu recém-publicado ‘Poesia com Cuscuz’, um livro recheado de cordel – patrimônio imaterial do Brasil.
Intervenções Poéticas
E ainda tem a apresentação de Elton Magalhães, que prepara uma sequência de clássicos de cordel para o público.
Jornal da Chapada