As Forças Militares da Colômbia encontraram nesta sexta-feira (9) as quatro crianças que estavam desaparecidas há 40 dias na floresta amazônica do país. Os pequenos estavam em um avião monomotor que caiu na selva. A mãe e o piloto morreram na queda.
#GeneralGiraldo: "La unión de esfuerzos hizo posible esta alegría para Colombia"
Gloria a los soldados de las @FuerzasMilCol, a las comunidades indígenas e instituciones que hicieron parte de la #OperaciónEsperanza" pic.twitter.com/LO3BPldLgD
— Fuerzas Militares de Colombia (@FuerzasMilCol) June 10, 2023
Em conversa com a imprensa local, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, se emocionou ao falar do resgate das crianças. “É um grande presente para a Colômbia, um presente para a vida, nossos meninos cuidados pela selva”, disse.
“Eu pensei que eles estariam em alguma comunidade indígena isolada, que seriam criados como filhos. Mas não foi assim. Na verdade, eles se defenderam sozinhos, foi o aprendizado de viver na selva que as salvou”, declarou Petro.
"Las comunidades indígenas que estuvieron en la búsqueda y las Fuerzas Militares conjuntamente encontaron a los niños, 40 días después. Estaban solos. Ellos mismos lograron un ejemplo de supervivencia total que quedará en la historia. Esos niños son hoy los niños de la Paz":… pic.twitter.com/c0NlFIpomM
— Presidencia Colombia 🇨🇴 (@infopresidencia) June 10, 2023
Para o presidente da Colômbia, as crianças “são os filhos da paz”. “Eles próprios conseguiram um exemplo de sobrevivência total que ficará para a história. Essas crianças são hoje os filhos da paz”, disse.
Por fim, Petro destacou o trabalho conjunto das Forças Militares e comunidades indígenas. “Foi completamente eficaz, um exemplo do que este tipo de aliança pode ser para o país”, afirmou.
El Presidente @PetroGustavo confirma que se verificará el estado de salud de los 4 menores de edad: nosotros atendemos el consejo de los médicos. Su estado de salud (de los niños) debe tener quebrantos, la necesidad otra vez de transitar hacia la alimentación que no es la de la… pic.twitter.com/4W7rM6fcTe
— Presidencia Colombia 🇨🇴 (@infopresidencia) June 10, 2023
De acordo com informações do jornal El Tiempo, as quatro crianças foram levadas ao Hospital Militar de Bogotá para atendimento especializado, pois, elas estão desnutridas e com muitas picadas de mosquitos pelo corpo. As informações são da Revista Fórum.